terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Correndo de Barriga Cheia.

Calma pessoal, esse não será mais um Post daqueles onde costumo falar da boa alimentação, incluindo guloseimas não-verdes e hidratação à margem da H2O (geralmente um líquido preto gaseificado). Viu Jú (Bons KM), sequer escrevi os nomes dessas guloseimas, sinal de progresso!

Correndo de barriga cheia não porque fiz um treino com a pancinha forrada; nada disso. Explico. Domingo, após o sol se esconder um pouco (achei que nunca mais veria nuvens e chuva), por volta das 19h00min, resolvi dar uma caminhada, já que meus planos eram treinar às 04h00min da manhã de segunda (ontem), tendo em vista o super calor que anda fazendo.

Ok, fui caminhar calmamente, passei numa sorveteria e pedi um sorvetinho básico de chocolate, uma bolinha só, Ok?! Dirigi-me à Beira-Rio, local onde caminho e corro costumeiramente (Shigueo, finalmente a Genoveva – Capivara – retornou das férias, mandou saudações ao amigo). Na ida para a Beira-Rio, passei em frente ao Hospital. Caramba, haviam muitas pessoas. Algumas esperando na porta; outras sentadas em cadeiras de rodas, certamente aguardando atendimento; enfim, cena motivadora, literalmente.

Continuei caminhando calmamente, eu e meu sorvete de chocolate, que nesta altura do campeonato estava quase Nescau ... Já na Beira-Rio, poucas pessoas se exercitando, quase ninguém; encontrei uma menina que era cliente da padaria do meu pai, correndo com enorme sacrifício; rosto vermelho, respiração estilo ‘vou enfartar’ e suando. A menina estava realmente se esforçando muito.

Na hora me senti uma lombriga preguiçosa; poxa, tinha acabado de passar em frente ao hospital, com inúmeras pessoas doentes, familiares visitando seus enfermos; encontrei uma conhecida com enorme vontade correndo com todo aquele calor que fez ontem...

E eu? Eu estava saudável, caminhando com um delicioso sorvete de chocolate e reclamando do calor. Pensei também que aqueles enfermos, muitos em quartos do SUS, sem ar-condicionado, amontoados feito gado em quartos insalubres, dariam tudo para poder correr num dia quente como o de domingo. Se pudessem optar, estariam correndo descalços no asfalto pelando a estar num quarto de hospital espetados em soro e medicamentos, aguardando a ração da tarde.

Bem, no ato resolvi fazer meu treino, esqueci do calor e das poucas horas de sono de sábado (02h30 da manhã estava eu, comendo cachorro quente no centro; não agüentei ficar em casa com aquele calor). Corri mais ou menos 8 Km. O treino foi normal, mas a lição de ontem foi a mais importante. Chega de 'felipar' (verbo, ato de reinar, reclamar, esbravejar sem motivo aparente) esta semana!

Durante a corrida, percebi outro fato: encontrei, ao que me lembre, mais cinco ou seis mulheres correndo; homens? Encontrei só dois (eu não me incluí nesses dois, porque pertenço a outra categoria: a dos Gatos Bípedes). Um pouco a contra gosto, creio que o discurso feminino de que as mulheres suportam mais e melhor a dor do que nós homens, esteja, sim, correto!

Melhor começar a correr de barriga cheia.

P.S. Aos que por aqui passam para se abastecer de cultura inútil, informo que esse pobre mortal retornará apenas em março. Creio que não será possível atualizar o espaço cultural. Tentarei, inclusive, acessar os Blogs dos amigos e amigas...beijos, abraços, aperto de mãos, e até março, o mês da água quente!

15 comentários:

  1. Que progresso, nossa, nem disse Coca-cola, isso é um momento sublime na vida de um corredor... O momento em que sente uma gota de vergonha pelas atrocidades que comete...

    Nem vamos falar em hospital, que até a minha avó disse que assim que saisse de lá iria correr comigo, rssss....

    Gente, Choveu no velho Oeste de Santa Catarina tbm...Mas eu nao fui correr..=/ era dia de descanso, quase tão importante quanto o treino...

    Pq somes felipe???? até março, como nós alimentaremos nossas mentes inquietantes sem tamanha expressão de cultura para o mundo corristico.????

    Será que sobreviveremos o Mês longe do Felipe, sem notícias da Genoveva? sem controlar a alimentação desse estomago de crocodilo???

    A minha Formatura é dia 6 de março em São Miguel do Oeste no parque Rineu Granzotto, as 20 hrs...hahahaha...sinta-se convidado, seria um prazer conhecer esse poço de bom humor...rssss

    Bjinhos
    e Bom Carnaval
    Bons Km
    Ju

    ResponderExcluir
  2. Pois é meus amigos, a motivação é o que nos faz correr, pois nos move na ação e é o motivo de corrermos.
    Eu tento trabalhar bastante a motivação pela mente, pois estamos sujeitos a desistir por nada, pois assim como nosso corpo é competitivo (passa alguem mais rápido, ele quer acompanhar), ele é desmotivador também (fica falando: "vai pra casa, vai procurar um ar condicionado, o que vc vai ganhar correndo deste jeito?").
    Felipão não deixe de postar assim tanto tempo, sabes que a sua audiência está batendo muitos blogs por aí... hehehehe
    abração

    PS: Circuito das Estações já esta com inscrições abertas, agora em fevereiro me prepararei para 07/03

    ResponderExcluir
  3. Ah não, só em março, assim não dá!!! Como vou ficar sem dar altas risadas em frente ao computador.
    Bjos e não suma
    Dani

    ResponderExcluir
  4. A Ju gosta de pegar no seu pé né Felipe...KKK...Valeu pelos elogios no meu blog camarada, mais não estou agenciando a minha filha não amigo, pois nem todas as corridas infantis ela vai, também não forço ela a correr, pois tem corrida que ela vai e tem outras que ela não vai, fico feliz em ver ela correndo e faço votos que no futuro ela continue correndo...Agora quanto ao seu post, correr com barriga cheia para mim só em Ultramaratonas...rsss...Valeu amigo já que vc só volta em Março boas férias e ve se não esqueça de pelo menos correr hein.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  5. Acho que ninguém leu que tu pertence a categoria dos gatos bípedes, ou então acharam melhor nem comentar tamanha asneira. Enfim... Melhor ler isso do que ser cego.

    ResponderExcluir
  6. Sim... vai participar de toda a turnê do Metallica que só volta em março??? Ou da Beyoncé???

    Marayse

    ResponderExcluir
  7. O Silvioooo é fogoo,pegaaa as piores partess para denegrir a imagem do irmão,acho mto feio isso,huahsuauhsuhausa,Tu é bem parecidinho com ele Silvio,melhor elogiarr heimm,kakakkakkakkaka.

    ResponderExcluir
  8. Fala felipe! Putz, vai nos deixar orfãos do seu blog por tanto tempo? hoje em dia, com internet de tudo quanto é tipo, wi-fi da vida, em que lugar você vai se esconder por tanto tempo que ficará distante destas tecnologias?...rs
    Brincadeira, me divirto por aqui...rsrs
    Abraço, e bom "retiro espiritual"!

    ResponderExcluir
  9. Vai pra onde???
    Como assim até março???
    Como faz pra enviar um email para o dono deste blog??? Passa email =)???

    Bons Kms

    Fabi =)

    ResponderExcluir
  10. Oi Fabi!!! Adoro você aqui!!Bom, te conto por e-mail onde estarei!! Mistério!!!! Vou atualizar meu Blog e por meu e-mail lá. Devo dizer que hoje fui treinar com o seu Post na cabeça, especialmente com seu tempo...saí de casa pensando: 'hoje eu vou me matar correndo, vou fazer 10km em 50min, se a Fabi pode eu também posso!' Resumindo, quebrei no 7,2km em 38 min. O primeio quilometro pace de 5 minutos...faltou força no final, muito quente!! Mas chego lá!!
    Beijones Fabi!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Oie Felipi! Pensou que ia se livar de mim né moço! Eu estava na praia tentando ficar mais escurinha, nem sei se funcionou, aff!...Acho que encontrei contigo esta semana...mas não tenho certeza porque já era anoitinha. Gostei!
    Abraços. Patrícia - TB

    ResponderExcluir
  12. Kkkkk, fala felipento! Rsrsrs. Obrigada pela visita ao blog! Quanto às dicas... o que posso dizer é que tem aos montes nos livros sobre corridas, mas o ponto difícil é realmente o treino, a dosagem de km, a postura que tem que ser corrigida de forma quase individualizada, etc, etc. E o mais importante: disciplina! Falar (ou escrever) é fácil, mas o mais difícil... ainda é fazer e corretamente! Como é difícil! Rsrsrs.
    E nada de voltar só em março, hein? Rsrs. Olha só quem fala, né? Boas passadas!

    ResponderExcluir
  13. Grande Felipe e aí cara curtiu muito o feriado de carnaval, olha obrigado pela msg e que bom que gostou da camisa, não vejo a hora de ela ficar pronta para poder correr com ela. Olha me mande o seu email para jmaratona@jmaratona.com pois as vezes não dá tempo de ir em todos os blogs pois são vários e o tempo é curto daí quando alguém deixa uma msg no meu blog eu agradeço e informo pelo email da pessoa e também no quartel o blog é bloqueado e daí não tem como acessar...
    Bom final de semana e boas corridas.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  14. Por que você não curte muito os humanos? Onde se esconde a vida inteligente em Tubarão? :) Parabéns, correr dá resistência ao corpo e alivia a mente.
    Danika

    ResponderExcluir
  15. Oi Danika!!
    Obrigado por visitar este espaço, adoro!!! Então, quem é você? Pode deixar seu e-mail? Bom, vida inteligente em Tubarão, bom....sei não! Bom, espero você mais vezes por aqui e por qualquer outro lugar!
    Beijos

    Felipe de Souto

    ResponderExcluir