terça-feira, 22 de dezembro de 2009

!!!!!!! Até a Próxima !!!!!!!



Terminou 2.009, agora é sério. Creio que este seja o último Post do ano, pois hoje entro em recesso e só retorno dia 04 de janeiro do próximo ano.

Ceia de Natal com minha querida mãe, meu irmão pançudo e sua namorada ‘natureba’ (até o nome é ligth: Brisa – nos doces ela manda ver!) e o amigo Jacks, namorado da minha mãe.

Minha irmã gêmea, Fabiola, estará com o melhor presente que já ganhei na vida, o Davi (sobrinho e afilhado) e meu cunhado, André, na casa da família dele. Nos encontramos no outro dia galera!!!


A ‘virada’ estarei correndo em algum lugar (poderá ser em Tubarão, na praia, na serra, ainda sem planos), as fotos eu tentarei mostrar assim que possível; antes preciso descolar uma máquina e um fotógrafo, que poderá ser um Frentista, um Porteiro, ou um desses trabalhadores que não param nunca, conforme sugestão do Tadeu Góes (figura bacana que às vezes ‘pinga’ por aqui).

Sei que já agradeci a todos que passam por aqui, mas não posso deixar de fazer novamente: OBRIGADÃO! ‘Encontro’ todos vocês por aqui e por aí no ano que vem. Um super Natal a todos! Ano Novo idem!

Para os que gostam de fazer as listinhas para o próximo ano, anotem aí: ‘começar a correr’; garanto que não haverá arrependimento!

As fotos que escolhi para representar a ideia do Post e do espírito de Natal e Ano Novo são do Davi, meu sobrinho e afilhado. Espero que o ano de 2.010 seja assim como ele: puro, contente, bem amado, sem maldade e de crescimento! O rostinho dele diz tudo! É isso que desejo a todos, um super 'Davi'!!!!!



segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Encurtando Distâncias



A vida sem carro (ou moto) é difícil? Bom, estou sem carro há mais ou menos um mês e meio, e pretendo comprar um só em janeiro ou fevereiro. As pessoas mais próximas vivem me oferecendo caronas, dizendo que ‘é longe’, que ‘está muito calor’ e coisa e tal e que por isso querem me levar pra lá e para cá. Eu nego quase todas!

Estranhamente eu não acho longe os meus destinos; devo morar a mais ou menos 1 km do trabalho, e vou e volto a pé. Fim de semana fui ao mercado a pé, duas vezes, e assim eu vou indo e voltando! E não reclamo.

Estou pensando nisso faz algum tempo: qual a razão de as pessoas acharem tudo longe? E cheguei a uma conclusão: Elas não correm! Sim, correr criou uma outra noção de distância na minha mente insana.

Quando corremos, ao menos no meu caso, temos que ‘vencer’ praticamente dois grandes desafios: O primeiro é o esforço físico, de resistência mesmo; vencer os quilômetros pode ser uma diversão (30%), mas no fundo é puro trabalho duro (70%). O segundo grande desafio é acostumar o cérebro a não se preocupar muito com a distância final.

Por exemplo: quando vou para um treino longo, os chamados ‘longões’, procuro não pensar durante a corrida coisas do tipo ‘ainda faltam 14 km’, ‘ainda faltam 13 km’. A estratégia, simples e que funciona, é fracionar a distância em quantas vezes necessárias para ‘enganar’ o cérebro. Exemplo: ‘mais 2 km’, ‘mais uma volta só’.

Creio que seja por isso que não acho mais que os meus destinos sejam longe demais para ir a pé, porque minha noção de distância mudou: minha casa não está a 1 km do meu trabalho. Ela está só ‘mais duas quadras’, ‘mais duas esquinas’, e quando percebo, estou na cozinha fazendo o café, ou no banheiro fazendo ‘um parto de trigêmeos’!

E para somar, ainda que eu compre um carro em janeiro ou fevereiro, ele vai passar mais tempo na garagem do que me ‘levando’ para lá e para cá! Minha saúde agradece, o planeta Terra agradece. Só os donos de postos de combustível e a galera do Oriente Médio é que não!

Ah, lembrei de outra coisa: também estou sem microondas, mas isso não tem nada a ver com ‘encurtar distâncias’ e nem com corrida! Hehehehe. Mas também não estou sentindo falta dele! A vida é mesmo muito fácil, nós é que complicamos demais! E se paramos para pensar, correr é um ato primitivo......

E você, acha a vida sem carro pior ou melhor?

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Post Relâmpago: Assuntos diversos.


Bem, o Post de hoje não tem nada de específico, é o famoso ‘apanhado’ de informações, na verdade, cultura inútil mesmo, eita coisa boa! E também para dar uma atualizada nos últimos acontecimentos.

1 - Antes devo dizer que agora tenho mais um incentivo para correr: o lugar onde eu moro! Sim, eu moro dentro da ‘pista de corrida’, mais especificamente na Beira Rio, onde 99% da população de corredores de Tubarão/SC praticam o esporte. Basta abrir a ‘porteira’ e estou de frente para ‘pista de corrida’; fotinhos para conferir, é a visão que eu tenho logo que saio de casa! Bom demais! 'Estou a dois passos do paraíso'.









2 - O treino de ontem foi legal; algo em torno de 6 km, ritmo moderado, voltando ao batente depois de uma semana afastado. Eu andava pedalando nos últimos dias, e não, correndo. Errei na alimentação antes da corrida de ontem, confiram: 3 pães com queijo (2 fatias em cada pão), dois pedaços de Chocotone (em ritmo natalino né!), e duas xícaras de café. É, confesso, fiquei um pouco enjoado! Por que será?! Hehehehe!!!!

3 - A outra novidade, que não se trata de corrida, mas tem a ver com ‘pé’ (e usamos os pés para correr), é o esquema da foto aí embaixo. Sandálias havaianas personalizadas: Metallica! Sim, na minha vitrolinha de corrida tem tocado quase sempre Metallica e agora eu tenho um par de Havaianas da Banda! Vou pendurar na parede, será uma espécie de quadro!


4 – Comentei no outro Post que eu iria (iria não, eu vou!) passar a virada do ano correndo. Ontem o Augusto, do http://www.vamoscorrendo.com.br, mandou um e-mail dizendo que escreveu para o Editor da Revista Runner’s sugerindo uma matéria comigo ‘Correndo na virada’! O cara é doido! Bom, não reparem se eu me tornar famoso! E já adianto: não aceito como primeiro personagem atuar na ‘Malhação’! Autógrafos podem pedir. Mas, fila organizada, por favor!!!

The End.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Correria para a Virada do Ano



Foi dada a largada! Começou esta semana a correria para as festas de fim de ano e o que mais tenho ouvido é ‘quais os planos para o primeiro do ano?’. A turma já está na correria, planejando onde e o que fazer nesta data! O comércio parece que abre até a noite.

Eu ainda não tenho nada planejado; ao menos com relação ao lugar onde eu devo estar. Confesso que ainda não parei para pensar nisso. E vou dizer, é muito massa não planejar! Que sensação! Só sei que eu vou e estarei lá com absoluta convicção! Podem me esperar. Onde? Não sei, mas vou...

Apesar de não saber onde estarei, eu sei o que farei, ah isso eu sei!!! E vos digo: correndo!!! Sim, planejo passar a ‘virada’ correndo, em algum lugar. Lá estarei eu, meu tênis Asics Kayano 15 cansado, minha camiseta Runners Alaranjada, Vitrolinha grudada no braço e provável um Metallica tocando!

Não quero sons de foguetes, quero impressões de corrida (esforço, cansaço, satisfação)! Não quero água do mar, quero o suor escorrendo na testa e a camiseta grudando! Não quero caminhar até onde estão as pessoas na contagem regressiva para fazer volume ao bando de seres humanos!

E sabem por quê? Porque eu quero começar o ano correndo, literalmente, e minha contagem não será regressiva, não quero saber de 10, 9, 8, 7 .....! Não, eu vou contar para frente, crescendo, assim que vai ser o próximo ano! Eu quero 1, 2, 3, 4...quero mais, não menos.

É isso aí, meu primeiro do ano vai ser altos massa, em qualquer lugar, sozinho ou acompanhado, e provável que sozinho, já que só um doido para querer correr nesta hora tão esperada e importante. Mas se alguém se habilitar ao menos para fazer umas fotos eu topo, garanto que será diferente, e isto pode ser a ‘chave’ para o inusitado.

Chega das mesmas coisas, de flores ao mar; promessas e listas de objetivos. A virada será minha comigo mesmo, não a do calendário! E estarei correndo para sentir que estou vivo! Minha corrida já começou, a distância é grande, mas o caminho é bonito demais e vale muito!

P.S. Para quem não entendeu, o bonequinho lá de cima sou eu, correndo a noite! hahahahaha

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Qualidade x Quantidade



Hoje quero falar de algumas coisas que têm ‘pipocado’ em muitas ocasiões no dia a dia desse humilde aspirante a corredor. E são coisas legais, importantes, que ‘volta e meia’ eu percebo sem querer.

Bom, trata-se da audiência desse BLOG. Sim, as pessoas estão lendo! Não sei se gostam ou não, o fato é que percebo que meus amigos lêem o BLOG; uns nem tanto, outros eu sei que ficam atualizando a página o dia todo! Sim, tem um computador aqui no escritório com a tecla F5 bem gasta!!! Desconfio que seja porque espera ganhar o prêmio da promoção da vitrolinha! Mas tá valendo mesmo assim.

Vejo os amigos comentando no BLOG com sinceridade; vejo as pessoas no escritório falando ‘o Fulano leu o seu Post e comentou que...’. Ou as pessoas me cobrando ‘quando será o próximo Post?’. Tem os que só lêem e não comentam, mas estão lá, abastecendo o cérebro de cultura inútil!

E não me importa se são apenas umas poucas pessoas que fazem a audiência; importa é o laço que tenho com essas pessoas, e são laços fortes, de amizade (amigos do trabalho), de sangue (minha Irmã, irmão e mãe) e os amigos virtuais que vez ou outra passam aqui. Confesso: eu amo esse BLOG! Faço com carinho; fico às vezes pensando no que escrever, antes de dormir, na hora do almoço, pois não posso escrever qualquer bobagem, tem que ser A BOBAGEM!

E a corrida é mais ou menos a mesma coisa, não importa sempre a quantidade, mas a qualidade do treino; ontem, por exemplo, estava chovendo. Não perdi tempo, me joguei na chuva. Na rua, só eu praticando. Depois a chuva deu uma aliviada e o céu ficou numa cor esquisita, algo vermelho amarelado. Pode isso?

Distância pouco mais de 5 km. Pouco? Sim, bem pouco. A qualidade? Talvez um dos melhores dias; a chuva, a cor do céu, os ‘mostrengos’ que ainda tenho que expulsar, a sensação de distinguir o suor da chuva que cai na cabeça. Valeu a qualidade do treino e não a quantidade. Que dia! Ou melhor, que noite de chuva!

Como as pessoas podem não sair de casa só porque está chovendo? Como podem não sentir vontade de acordar domingo bem cedo para correr ou andar de bike? Compreendo, um dia eu não era eu!

E eu já sei como será a relação com o meu quem sabe futuro filho, ou filha: dia de chuva vamos pegar a bike e passar por cima de todas as poças! Eu vi uma cena dessas certa vez, aqui em Tubarão; o guri era o mais feliz do mundo, estava todo cagado de barro e o pai logo atrás na outra bike. Bom, em casa, depois, certamente a mãe não deve ter aprovado.

Mas é mais ou menos assim, o prazer de correr não está só no ato de correr; está em curtir todas as infinitas possibilidades de ter alguma satisfação; e isso pode ser num dia de chuva, num domingo bem cedo, na madruga, não importa, o esquema é exclamar!

Assim é a audiência desse lugar comum, poucos seres humanos, porém com muita qualidade. Poucos quilômetros, mas com muita disposição!

Minha irmã, Fabiola, sempre diz que pensamentos e atitudes positivas atraem coisas boas, ela sempre tem algo a ensinar neste sentido; digo isso porque descobri o prazer de correr, e agora descubro o prazer de escrever, mesmo que coisas inúteis, pura bobagem. Mas gosto de correr e de escrever, nesta ordem. Amanhã quero gostar de mais alguma coisa, e não precisa ser nesta ordem, basta que me faça bem!

Depois que termino de ler o Post, e antes de colocar ele para o mundo, eu sempre faço uma revisão, não de Português, claro, porque sou semi-analfabeto, mas para ver se posso torná-lo menos ruim mesmo. E não é que tem muitos pontos de exclamação! Bom sinal!


P.S. Nunca se sinta culpado por almejar ser feliz, mesmo que estejas em dias difíceis e que se sinta responsável por alguma tristeza e decepção de outro, é suicídio.

P.S. Minha mãe está tocando violão e cantando aqui no quarto do lado "Nada do que foi será De novo do jeito que já foi um dia Tudo passa, tudo sempre passará [...] Há tanta vida lá fora, aqui dentro....." Espero que sim mãe!