segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Encurtando Distâncias



A vida sem carro (ou moto) é difícil? Bom, estou sem carro há mais ou menos um mês e meio, e pretendo comprar um só em janeiro ou fevereiro. As pessoas mais próximas vivem me oferecendo caronas, dizendo que ‘é longe’, que ‘está muito calor’ e coisa e tal e que por isso querem me levar pra lá e para cá. Eu nego quase todas!

Estranhamente eu não acho longe os meus destinos; devo morar a mais ou menos 1 km do trabalho, e vou e volto a pé. Fim de semana fui ao mercado a pé, duas vezes, e assim eu vou indo e voltando! E não reclamo.

Estou pensando nisso faz algum tempo: qual a razão de as pessoas acharem tudo longe? E cheguei a uma conclusão: Elas não correm! Sim, correr criou uma outra noção de distância na minha mente insana.

Quando corremos, ao menos no meu caso, temos que ‘vencer’ praticamente dois grandes desafios: O primeiro é o esforço físico, de resistência mesmo; vencer os quilômetros pode ser uma diversão (30%), mas no fundo é puro trabalho duro (70%). O segundo grande desafio é acostumar o cérebro a não se preocupar muito com a distância final.

Por exemplo: quando vou para um treino longo, os chamados ‘longões’, procuro não pensar durante a corrida coisas do tipo ‘ainda faltam 14 km’, ‘ainda faltam 13 km’. A estratégia, simples e que funciona, é fracionar a distância em quantas vezes necessárias para ‘enganar’ o cérebro. Exemplo: ‘mais 2 km’, ‘mais uma volta só’.

Creio que seja por isso que não acho mais que os meus destinos sejam longe demais para ir a pé, porque minha noção de distância mudou: minha casa não está a 1 km do meu trabalho. Ela está só ‘mais duas quadras’, ‘mais duas esquinas’, e quando percebo, estou na cozinha fazendo o café, ou no banheiro fazendo ‘um parto de trigêmeos’!

E para somar, ainda que eu compre um carro em janeiro ou fevereiro, ele vai passar mais tempo na garagem do que me ‘levando’ para lá e para cá! Minha saúde agradece, o planeta Terra agradece. Só os donos de postos de combustível e a galera do Oriente Médio é que não!

Ah, lembrei de outra coisa: também estou sem microondas, mas isso não tem nada a ver com ‘encurtar distâncias’ e nem com corrida! Hehehehe. Mas também não estou sentindo falta dele! A vida é mesmo muito fácil, nós é que complicamos demais! E se paramos para pensar, correr é um ato primitivo......

E você, acha a vida sem carro pior ou melhor?

5 comentários:

  1. A vida com carro é bem melhor... Um beijo pra quem inventou o carro... rsrsrsrs...

    Felipe ‘um parto de trigêmeos’ que horror...

    Beijos

    Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

    ResponderExcluir
  2. Ah, sim! nada é muito longe pra gente! Rsrs. Outro dia, também fui a pé pro trabalho! São aproximadamente 7 km. Levei pouco mais de uma hora caminhando, mas era este o meu treino daquele dia! Kkkkk. Mas, ao falar que tinha vindo andando ao trabalho, muita gente perguntou de novo: "De metrô?" E eu repetia: "Não, andando!". Rsrsrs.
    Realmente, tão simples, livre do trânsito... mas aqui, o ar não é tão convidativo assim! Cheiro de gasolina! Argh!
    Bons treinos e caminhadas!

    ResponderExcluir
  3. Quero ver vc fazer uma super compra no supermercado e incluir uma "bomba" d'água de 20 litros e levar pra casa a pé!!! Tá... não precisa radicalizar, aquelas de 5 litros já são suficientes pra dar um cansaço. E não é nas pernas não.... os braços que doem...
    Mas, concordo que não precisa de carro pra tudo!! Ainda assim, confesso que ele facilita a minha vida um bocado!
    Felipe... agora é sério... para de enrolação e fala logo quem ganhou o tal prêmio da vitrolinha!!!!
    Isso já tá pior que amigo secreto!


    Marayse

    ResponderExcluir
  4. Ai euu acho que os meios de locomoção auxiliam mto nossa vida sim,sou sedentária né,não tenho mto o que explicar,hehehhe.Morro de preguiça de dar 5 passos,hehee.

    ResponderExcluir
  5. Quando temos tempo, nada melhor que caminhar... o saco é caminhar de salto alto e montada para trabalhar (no teu caso, sapatos, calça e camisa social)...
    mas eu acho que vale a pena sim... o carro facilita é claro quando temos pressa (nem sempre) a distância é muito grande ou o galão de água é de 20L (mas tu não tomas água neh Mano...)...
    acho, mais uma vez, que o equilibrio é tudo na vida... um pouco a pé, um pouco de carro... e assim seguimos nossa vidinha.
    Bjão

    ResponderExcluir