sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Dicas ao Contrário para Começar a Correr - Escolha o Pior dia Possível!

Olha, os amigos e amigas alegam que este espacinho aqui tá muito legal. Não sei não, está um lugar normal, nada demais. Porém, digo a vocês: legal, legal mesmo é correr!

E vou começar pelo lado mais complicado, pois assim tem mais graça e vicia melhor (sim, correr vicia, literalmente, explico ao final).

Antes de tudo, preciso perguntar para você (sim, você sedentário que tá aí sentado querendo um bom motivo para correr) se existe uma minúscula vontade de mexer esse traseiro gordo e começar a correr.

Existe? Para os que responderam sim, pode continuar lendo. Para os que responderam não, pode ler também, porque lá no fundo, nas profundezas, você está pensando ‘vou continuar lendo essa porra, vai que o cara me convence nos 45 do segundo tempo’.

Muitos Blogs, sites, revistas de saúde vão dizer coisas do tipo ‘comece devagar, experimente antes uma leve caminhada, controlando sua freqüência cardíaca; escolha um lugar agradável, para você se sentir motivado; escolha um domingo de sol, temperatura branda’. Bobagem cambada! Pura propaganda enganosa!

Eu vos digo, comecem com o mais difícil, o pior dos dias; tipo, escolha um dia de super chuva (aqueles em que a Defesa Civil manda ficar em casa), frio, depois de um dia estressante no escritório. De preferência durante a semana, à noite, ou seja, no dia que você estiver um lixo humano.

Por quê? Simples: depois de você sair para correr, ou dar uma caminhada, com um tempo ruim, com muita chuva e frio, você vai ver só você e mais uns dois malucos na rua (um certamente serei eu) e vai pensar ‘caramba, eu estou fazendo um lance que pouquíssimas pessoas fazem; ninguém é doido de fazer isso’.

Pronto, o bichinho da corrida, ou da caminhada, te pegou! Você agora tá no esquema. A sensação de chegar em casa todo molhado, com frio, e tomar um banho quente, relaxante, é indescritível. Essa é a recompensa, a nossa medalha de ouro: Um sacrifício e depois um banho quente, seguido de uma comida gostosa. Nada melhor que isso.

No outro dia, vai chegar ao escritório com o nariz entupido e vão te perguntar ‘você ta gripado?’. Aí meus amigos, você vai estufar esse peito gordo, e vai dizer ‘que nada, é que ontem eu fui correr na Beira Rio e fiquei assim, mas é normal, estou me sentindo super bem’.

O efeito disso nas outras pessoas será devastador! Elas vão achar o máximo saber que você foi capaz de correr, ou caminhar, em condições de tempo tão adversas. Logo a informação vai se disseminar na empresa. Pode apostar que você será mencionado.

Simples assim? Óbvio que não! Eu não disse que seria fácil, aliás, eu jamais digo isso. A única coisa que aprendi na faculdade de Direito foi ‘nada é tão ruim que não possa piorar’, créditos ao Professor Demo.

Então se prepare, porque não será só o nariz entupido; as dores musculares virão juntas; dores nas costas e tudo o mais para fazer você mudar de ideia. Não se preocupe, porque essas dores logo passam, eu garanto.

O mais difícil você já fez, que foi sair num dia de tempo ruim. Desistir seria uma vergonha para os seus conhecidos; é meu caro, não dá para voltar atrás.

Outra coisa que vocês encontrarão nas revistas, sites, Blogs, são as famosas planilhas de treinos, tipo, correr tantos minutos, depois trotar mais tantos minutos, com evolução de treino e tudo mais. Balela! Não perde tempo. Corram no seu tempo, na sua condição, respeitando sempre, claro, seus limites físicos.

Os progressos na sua condição física, as transformações no seu corpo, ocorrem muito rápido, em poucas semanas; é claro que você não vai triplicar o número de calorias só porque agora você corre, aí não vai funcionar mesmo. E também não vai ficar um super Modelo. Barriga de tanquinho? Esquece! Só se for igual a minha, com um gomo só, mas é tanquinho.

O grande segredo disso tudo é: escolha o esporte que você curte; talvez você comece a correr e desista, porque simplesmente não é a sua praia. Foi assim comigo: antes eu comecei a pedalar, escrevi isso no Post ‘Tem sempre que ter um título?’, mas logo desisti porque não me sentia estimulado.

Então, caso você corra e isso se torne um ‘coiso’ mecânico, sem estímulo, sem querer correr naquela chuvarada, desista, você não chegará aos 10 km.

Corrida Vicia: Comprovado que depois de 30 min de atividade física o cérebro é invadido por endorfina e serotonina - que são hormônios estimulantes, causando uma ‘dependência boa’ no cidadão.

Para continuar a correr depois de encarar o primeiro dia: Minhas próximas dicas ficaram para outro post.

Obrigado pela leitura e aguardem o próximo dia de Chuva Forte!

Um comentário:

  1. Tais tentando contagiar a todos né,hehehe,após a Marayse sair virando estrelinhas no meio da rua,já não dúvido de mais nada hoje,hehhe.
    Vou aguardar o próximo dia de chuva,mas ainda não estou convencida,hehe.Quaseee,ahushuahs.

    Bruna...

    ResponderExcluir