quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Pra Baixo todo santo ajuda?




Já que este Blog serve mais para divulgar que corrida e alimentação gostosa (doces, frituras, refrigerantes e similares!) combinam, hoje eu vou desconstruir um provérbio popular, o famoso ‘para baixo todo Santo ajuda’.

Ontem (20.01) participei da minha segunda corrida, na cidade de Lauro Muller. A prova estava marcada para as 16h00min em frente ao Posto da Polícia Rodoviária de Guatá (distrito bem no pé da Serra do Rio do Rastro). A organização da prova foi muito legal, disponibilizando, inclusive, um ‘buzão’ para levar os atletas do centro da cidade, onde era a chegada, até o local da largada (distrito de Guatá), evitando que os corredores tivessem que voltar depois para buscar seus automóveis.

Eu comecei bem já! Tubarão fica há quase 74Km de Lauro Muller, saí atrasado e acabei perdendo a carona no ‘buzão’ que me levaria até o local da Largada. Resumindo: tive que ir de carro até Guatá e deixar o carro lá.

Creio que por causa da super chuva não havia muitos corredores. A foto aí embaixo comprova que São Pedro voltou do recesso de fim de ano, e mandou ver! Bom, a única coisa que não gostei na organização da prova é que os atletas foram separados por ‘Corredores do Município’ e ‘Corredores de Fora’. Em razão disso, minha categoria era única, não havendo separação por idade e coisa e tal.

Primeiro Ponto de Hidratação


Para melhorar minhas chances de subir ao lugar mais alto do pódio, haviam corredores que considero profissionais, que inclusive recebem patrocínio de seus respectivos municípios (haviam carros da Administração de outros municípios que os levaram até Lauro Muller).






O Buzão que eu Perdi....





Mas, tudo bem, eu estava lá para me divertir! Autorizada a largada, chuva torrencial, Metallica no máximo! Nos 100 metros seguintes eu já era o último colocado! Atrás de mim? Bem, só o carro da Polícia Rodoviária! Na hora eu lembrei dos ensinamentos do recordista mundial de maratona, o etíope Haile Gebreselassie: ‘eu deveria fazer a minha corrida e esquecer os outros atletas; tentar fazer a prova no meu ritmo e de acordo com meus treininhos’.

Eu Fingindo estar aquecendo...



Eu 'perdido', olhando desconfiado para os seres Humanos...



Chuvinha básica, ponto de hidratação para que?!!!


Vencidos os 600 primeiros metros, o primeiro SUPER morro aparece, imponente! Caraca... era um paredão de uns 150 metros! Eu ainda era o último, mas fui seguindo... não vou narrar todo o percurso, mas confesso que sofri bastante, já que a ‘pista’ era 95% de subidas e descidas. As poucas retas, na verdade, eram uma fraude, porque estavam disfarçadas de subidinhas ou descidinhas. Aliás, a pior descida tinha 1,5 Km, inclinada e com muitas curvas, daquelas que um carro 1.0 sobe mal e porcamente em 2ª marcha!

Aqui que vou desconstruir o dito popular: ‘para baixo todo santo ajuda’. Ajuda coisa nenhuma! Essa descida de 1,5 km quase me quebrou os quadris! Lembrei das inúmeras reportagens da Revista Runner’s de que as descidas são tão traiçoeiras quanto as subidas. A sensação ao final era de que eu tinha submetido os meus quadris ao ‘martelinho de ouro’!

Além disso, considerando a mega chuva, ‘minhas rodas’ ficaram completamente cheias d’água; ali eu percebi que não valia a pena investir R$ 400 num tênis, pois eu sentia que estava correndo de Kichute ou Conga, não sei o que era pior... Mas não posso reclamar, haviam crianças correndo descalças, que inclusive foram ao Pódio! Louvável!

Considerando tudo isso, eu lembro que consegui ultrapassar apenas dois atletas que eram da mesma categoria que eu, ou seja, eu cheguei em antepenúltimo lugar! Mas, mesmo assim, eu adorei a corrida. Não foi igual a primeira que participei, pois eu estava sozinho e não havia ninguém de conhecido, então cheguei mudo e voltei calado. Perfeito!




Eu Chegando, aos Trancos e Barrancos!!!



Acabou? Que nada! Lembram que eu disse lá em cima que eu perdi o ‘buzão’ que me levaria até o distrito de Guatá? Então, o carro havia ficado lá... e esse ‘lá’ significam 6,5 km de mais subidas íngremes, descidas e muita chuva! Começava a minha segunda prova ...voltar a pé até onde foi a Largada e pegar o carro...

Enfim, valeu a pena participar, a próxima corrida será em março! A volta de carro também foi triste, frio, muita chuva, fome, longos 74 km....

21 comentários:

  1. O trabalho das meninas de segurar a faixa de chegada, para os últimos, poderia ser polpado, não concordas?

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Felipe obrigado pela msg e elogios, li o seu relato da prova de Lauro Miller, vc fez uma ultra de uma cidade a outra, quer saber eu gosto de provas assim que tem poucos corredores, daí não tem muito tumulto e correr com chuva é muito bom que inclusive tá para correr bem, vc comentou sobre subidas e descidas, pois temos que treinar subidas para quando chegar na prova não sofrermos, agora quanto a descida tem que tomar cuidado e muito cuidado mesmo pois a carga da pressaõ do nosso corpo aumenta e muito e ainda mais sobre os joelhos. Gostei do que vc lembrou sobre a frase do Haile é isso ae amigão parabéns pela sua 2ª corrida do ano e a última foto sua vc chegando e cruzando a faixa ficou o máximo...Parabéns que este espirito de corredor continue sempre dentro de ti amigão.
    Fique na paz e bons treinos.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oiiii adorei o seu texto.

    Parabéns pela corrida!!

    Muito legal as fotos!!!!

    Abraços

    Regi

    ResponderExcluir
  4. Aii Felipeeeee,ausuasuhuhas,lembra da frase:

    "O importante é competir!".

    Porém tem que treinar mais eu acho,haha,e comer mais,ta mto fraquinho,heheh,subidinha de nada lá ,ã ã,subia frouxo,huahusuahuash.

    To brincando,parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  5. Oi Felipe...
    Parabéns Pela Prova...
    As fotos ficaram muito bonitas...
    Esquenta não, treinar mais, e comer MELHOR...
    Bjinhos...
    ju

    ResponderExcluir
  6. Oii Felipi! Que jóia seu blog, é divertido como você escreve, trazendo assuntos diversos, só que sempre interligando com corrida...É, você parece um cara legal! Curti demais seu perfil também! Só que 'rambo'....nada é perfeito!

    Abraços.

    Patrícia - TB

    ResponderExcluir
  7. Meeeeeeeeu Deus... PARABÉNS!! PARABÉNS!!! Pela corrida e pela 'subida' até o Guatá!!!!
    E mais... melhor correr com 'as rodas' cheias d'água do que naquele calor dos últimos dias.
    Acho que o que vale é se divertir e tal; deixa o pódio para os caça-prêmios profissionais.

    MaLayse

    ResponderExcluir
  8. Muitooo diver o teu blog...
    Dei altas risadas...
    E pude constatar que tu eis um atleta nato, chegou em antipenúltimo!! haushauhsua
    Mas o que vale é competir né?! É o que dizem...
    Brincadeiras a parte, muito legal o teu blog e te admiro por ter enfrentado essa corrida, coisa que eu não faria, menos da metade eu já ia direto para o hospital... hehe...
    Parabéns!
    Beijos

    Sara.

    ResponderExcluir
  9. E aí, Felipe.

    Sugestão pra vc melhorar a performance:
    (1)Leva uma das suas capivaras de estimação pra correr contigo
    (2)Vai com uma cordinha e amarra no cara que tiver mais cara de queniano e usa ele como personal-reboqueitor-tabajara
    (3)Avisa pro pessoal da polícia Federal ir na frente da próxima vez pq vc ficou confuso e achou que eles eram o pace car

    Achei um disparate segregarem os "Corredores de Fora" em um grupo à parte. Não acho justo deixarem os estrangeiros excluídos. Se não sabe brincar junto, pq é que convida???

    Novo dito popular: Pra baixo, todo santo ajuda a se estrumbicar!

    Da próxima vez, pede pro(a) fotógrafo(a) (faltaram os créditos) fazer um vídeo da chegada e coloca a musiquinha do Ayrton Senna. Ops, bota a musiquinha do Rubinho... Hmmm, ele não tem musiquinha né? Esquece o vìdeo entonces.

    Dica final: Leva um dinheiro pro táxi te levar de volta pro carro na próxima. A menos que vc seja que nem o grande Jorge e goste de fazer treino junto com corrida! rs

    Tirando tudo isso: Cara, vc matou a pau. Show de bola. parabéns. Os treinos estão valendo a pena.

    A pergunta que não quer calar: O sorvete depois que vc voltou pra casa era de que sabor?

    Abraços,
    Shigueo

    ResponderExcluir
  10. Shigueo!! Cara, você é uma figura!!! Conseguiu colocar humor na verdadeira tragédia que foi essa minha corrida!! E a músiquinha na chegada deveria ser do Rubinho mesmo....pq ele sempre quase ganha...quase termina a prova...quase, quase....mas como você mesmo disse, Rubinho não tem música e seria um desfavor eu apropriar a do Senna!! Já o sorvete....não foi sorvete...mas você pode não acreditar, às 03h30min eu assaltei a geladeira mais uma vez, e dessa vez foi um pedaço generoso de Chocolate...juro por Deus....e dessa vez eu escovei os dentes OK?!!!
    Abraço cara!!!

    Felipe de Souto

    ResponderExcluir
  11. Cara, as vezes a gente tem dias ruins e outros piores. O negócio é sacudir a poeira, olha pra trás (ver se não vem nenhum caminhão), dar uma risada e seguir adiante.

    Chocolate, só? Vc já foi melhor nisso hein! Eu esperava um panetone que tinha ficado do ano novo, misturado com uma meia lata de napolitano regado à muita coca-cola. tsc, tsc. Diz que pelo menos vc comeu uma pizza gelada no café da manhã do dia seguinte, vai.

    Vou ter que ter uma conversa com a sua nutricionista. Vc vai ficar anêmico se ficar se fixando nessas dietas de baixa caloria.

    Abraços,
    Shigueo

    ResponderExcluir
  12. hummm... refri não rola...mas, fiquei com vontade de comer panetone com sorvete... lendo esse blog e os comentários, só não fico com vontade de correr... nada motivador Mano...
    bjão

    ResponderExcluir
  13. Felipe,
    Você conseguiu contar essa sua grande batalha contra tudo e todos com muito bom humor!!! Parabéns por aguentar esta corrida e por completá-la, encontrei seu blog no blog do Jorge Cerqueira, quando der visite-me também.
    No meu blog ponho informações sobre preparação, treinos e dicas destas revistas de outros blogs que visito.
    Abraço e boas corridas

    ResponderExcluir
  14. Caro amigo Felipe, boa noite, bom como não possuo o seu email vou responder por aqui mesmo, pois sempre quando eu recebo alguma pessoa visita e deixa uma msg no meu blog de corridas eu recebo um email com a msg da pessoa que me escreveu, com certeza deve acontecer isso com vc, daí quando vou responder a msg que a pessoa me mandou eu respondo por email, mais como não possu o seu né...Bom vamos lá, e se prepara para ler um pouquinho pois o resposta será grande...rsss...

    Primeiro obrigado mais uma vez pelos comentários e forças que está me dando.

    Bom sobre as meias de compressão que vc citou no meu blog. Eu estou gostando sim de correr com ela e está me ajudando muito, mas só tenho colocado ela em longões, para corridas pequenas não precisa eu até iria fazer um post sobre este assunto no meu blog, mais o amigo blogueiro e corredor de Curitiba o Pepe já fez uma matéria ano passado no blog dele e lhe recomendo a vc dar uma lida, acesse o link abaixo:

    http://www.iruntrails.net/2009/07/review-meias-de-compressao.html

    Pois esta meias eu ganhei junto com o manguitos para frio na Ultra dos Fuzileiros que teve aqui no Rio ano passado no kit da Corpore e também veio o boné legionário que eu usei ontem no longão e corrida showww...Olha tenho um amigo que é triatleta e disse que essas meias estão em torno de 100 reais para cima e ela é bastante usada lá fora e aqui tá chegando no Brasil, pois ele me disse que o ideal se vc tiver alguém que viage para fora do Brasil comprar lá fora que está mais barato e ele me disse o seguinte essas meias são vendidas por tamanho, então se for comprar tem que saber o tamanho para não comprar um tamanho errado.

    Valeu campeão, bons treinos.

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. pol(u)pado é com U ou com L?

    ResponderExcluir
  16. Silvio...
    O verbo poupar é com U. (LEMBRE DA POUPANÇA!!!)
    PoLpa com L, só de fruta mesmo!!!!

    Marayse

    ResponderExcluir
  17. Nãoo seii,mas acho que estou ouvindooo um barulhooo de motoserra daquii.ahushaushuaushuahushuahushuahsas.

    ResponderExcluir
  18. Ahhh Felipe

    Parabéns pela corrida, nem sempre vencemos, o mais importante é aprender com os desafios, para que chegue a perfeição, ou seja, ao pódio.

    Mais o que levo no coração do esporte, não são as medalhas, tenho várias, hahahaha...

    E sim, as amizades que fiz, essas são as melhoresssss...

    Esporte significa muita persistência, e isso eu acho que vc tem de sobra muita teimosia...

    Lise

    ResponderExcluir
  19. kkkkkkkkkk.. Muito bom mesmo...Aliás...chegar em último, penúltimo ou primeiro tem os mesmos méritos. Sempre achei que cruzar a linha d ecehgada é a maior vitória de todas independente de pódios ou não...Agora, vamos combinar.. voltar os 6,5km .. tu é guerreiro hen amigo? Mas gostei... mostrou garra sem perder o humor...nota 10... e portanto merece um quindim e 1 coca zero...rs...

    bjs e ótimos treinos...

    ps.: Cuidado com as subidas....elas prejudicam demias as articulações e lombar...

    ResponderExcluir
  20. Caro Felipe,

    venho por meio desta informar que a partir desta data deixarei de postar comentários em seu ilustre blog visto que ele vem gerando um fluxo inenarrável de visitantes no meu próprio blog que não tenho condições de processar.

    Agradeço sua compreensão e informo que no dia que tiver condições de contratar uma agência de relações públicas ou pelo menos uma assistente com curso de datilografia comprovado pelo Ministério do Trabalho, Saúde e Educação, voltarei a emitir opiniões em seu respeitado veículo de comunicação.

    Antenciosamente,
    Shigueo

    PS: Essa Bruna é parente do Jason 6a. feira 13? Que meda!

    ResponderExcluir
  21. Shigueo, se vc parar de vir aqui perde a graça rapaz!!! Nem sonha com isso; e aqui no Blog, bem como no escritório onde trabalho, vc, digo, seus comentários, é atração turística! Todo mundo se diverte com vc!!! Credo, te espero aqui cara!!

    ABRAÇO

    Felipe de Souto

    ResponderExcluir